Princípios da Ação Penal
Compreender os princípios que norteiam a ação penal é essencial para navegar com eficácia no Direito Penal. Este artigo irá elucidar os principais princípios da ação penal pública e privada.
Princípios da Ação Penal Pública
1. Obrigatoriedade: Este princípio determina que, quando há evidências de um crime, o Ministério Público deve, obrigatoriamente, instaurar a ação penal. Não é permitido o arquivamento do inquérito sem que haja fundamentação adequada.
2. Indisponibilidade: Segundo este princípio, uma vez iniciada a ação penal pública, o Ministério Público não pode desistir dela. A intenção é garantir que crimes contra a sociedade sejam devidamente punidos.
3. Oficialidade: Este princípio estabelece que a persecução penal deve ser conduzida por autoridades públicas, sendo o Ministério Público o órgão responsável por iniciar e conduzir a ação penal.
4. Divisibilidade: Este princípio indica que é possível fracionar a ação penal pública, ou seja, é possível processar e julgar os réus separadamente, mesmo que tenham cometido o mesmo crime.
Princípios da Ação Penal Privada
1. Oportunidade: O princípio da oportunidade indica que cabe ao ofendido a iniciativa de começar a ação penal. Caso o ofendido decida não prosseguir com a ação, ela não ocorrerá.
2. Disponibilidade: Este princípio dá ao ofendido o direito de desistir da ação penal. Esta disposição garante ao indivíduo o controle sobre o processo penal em relação ao crime sofrido.
3. Indivisibilidade: Segundo este princípio, quando uma ação penal privada é iniciada contra um dos autores do crime, deve-se proceder contra todos os outros envolvidos. Ou seja, a ação penal privada é indivisível e deve ser levada contra todos os infratores.
4. Intranscendência: Este princípio estabelece que a ação penal privada não pode ir além da pessoa do acusado. Isso significa que a punição ou ação penal não pode ser estendida a terceiros que não tenham participado do crime.
A observação e aplicação corretas desses princípios garantem um processo justo e equilibrado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo nosso ordenamento jurídico.
Dr. Vicente da Silva Cruz
Dr. Vicente Cruz é Advogado Sênior do Instituto de Direito e Advocacia da Amazônia & Master Coach (IDAM)
26 anos de experiência na advocacia (GEA-DEFENAP-UNIFAP-ALAP-PMM)
Atuou como Secretário de Estado do Turismo - AP, Secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diretor-Presidente do Procon-AP, Consultor Politico - Assembleia legislativa do Estado do Amapá, Diretor-Presidente da EMDESUR, Assessor Especial do Gabinete do Prefeito, Procurador Geral do Municipio de Macapá, Chefe do Nucleo Cível da Defensoria Pública do Estado do Amapá, Assessor Juridico da Vice-Governadoria, Assessor Jurídico - Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Procurador Geral da Unifap, Assessor de Comunicação e Relações Públicas-SEGUP, Presidente do Instituto Movimento Vento Norte, Presidente da Sociedade Esportiva e Recreativa São José, Presidente da Universidade de Samba Boêmios do Laguinhol, Presidente Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP), Diretor Técnico da Federação Amapaense de Futebol, Auditor-Presidente Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Amapá
Bacharel em Direito pela UNIFAP
MBA em Gestão Empresarial pela FGV
Pós-graduando em Gestão Pública e Direito Eleitoral
Diploma Professional & Self Coaching - Instituto Brasileiro de Coaching - IBC
Diploma Coaching Ericksoniano - Instituto Brasileiro de Coaching - IBC
Diploma Master Coach - Instituto Brasileiro de Coaching - IBC
Diploma Aprendizagem Experiencial e Coaching de Equipes e Grupos -
Uno Coaching Group
Diploma Treinador comportamental - Instituto de Formação de Treinadores (IFT)
Diploma Practitioner em PNL - Sociedade internacional de PNL
Ramon Torres Cruz
Analista Judiciário/Apoio Especializado: Tecnologia da Informação - TRT8
Bacharel em Ciência da Computação - UFPA
Acadêmico de Direito - UNIFAP
Especialista em Direito Constitucional
Especialista em Redes de Computadores
Especialista em Docência e Gestão de Educação à Distância
Certificado ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Foundation – Score: 100%
Certificado COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) Foundation – Score: 87,5%
Certificado ISO 27002 (Information Security Foundation based on ISO/IEC 27002) Foundation – Score: 100%
Ironhacker - Desenvolvimento WEB - Turma 92